Legítimo, Sintético e Ecológico: Conheça os Principais Tipos de Couro
O couro é um material resistente e maleável, encontrado em milhares de artigos de moda, acessórios e móveis. Devido a sua versatilidade, ele está sempre presente no guarda-roupa feminino, seja no modelo legítimo, sintético ou ecológico.
Mas, você sabe a diferença entre os tipos de couro? E quais as principais características de cada um deles?
Criamos um post completo com tudo o que você precisa saber para identificar o modelo de couro utilizado em sua peça. Confira a seguir:
Couro legítimo
O couro considerado natural ou legítimo possui vantagens e desvantagens a respeito de seu processo de fabricação. O ponto determinante é que esse tipo de material, diferente do couro sintético, tem origem animal, gerando um grande impacto na natureza.
A vantagem do produto é sua resistência e durabilidade, fazendo com que os artigos confeccionados permaneçam conservados por mais tempo. Além disso, o couro legítimo conta com alto grau de impermeabilidade, ajudando a conservar a peça.
Couro sintético
As peças fabricadas em couro sintético são, atualmente, as mais encontradas no mercado. O tecido, confeccionado a partir de compostos químicos, pode gerar diferentes produtos, uma vez que seus processos de fabricação são mais variados.
O poliuretano (PU), por exemplo, é mais acessível e possui uma maleabilidade vantajosa para a criação de peças. As bolsas Fiore são feitas desse material e podem ser encontradas em diferentes tamanhos, cores e formas, oferecendo uma ampla variedade às consumidoras.
Além disso, o polipropileno e o polivinílico também são variações do couro sintético, sendo que o primeiro está presente na confecção de bolsas e acessórios, enquanto o segundo tem compostos semelhantes ao vinil, proporcionando uma textura original.
Por se tratar de um tecido fabricado quimicamente, o couro sintético tem a vantagem de ser uniforme, ou seja, a peça costuma ter o mesmo padrão, uma vez que não usa elementos naturais em sua composição.
Couro ecológico
Existem algumas variações a respeito do couro ecológico e esse conceito pode gerar dúvidas, principalmente para quem deseja adquirir produtos que não tenham procedência animal.
Especialistas dizem que o couro ecológico é o material de origem animal que advém de bois e vacas criados de maneira orgânica. E que passa por processos de tratamento menos nocivos ao meio ambiente.
Porém, outros defendem que o couro ecológico é aquele obtido a partir das seringueiras e que segue o processo similar ao do couro sintético. Sendo assim, essa seria a opção mais sustentável entre todos os tipos de couro.
Como saber qual o tipo de couro?
Para descobrir se o couro utilizado em uma roupa ou acessório é legítimo ou sintético, você pode prestar atenção a certos detalhes. Marcas e deformidades são mais aparentes em opções legítimas por usar material animal, enquanto o sintético facilita a criação de produtos padronizados.
Além disso, o couro legítimo possui um cheiro característico e que dura por um tempo considerável após sua confecção. Já o sintético costuma perder suas propriedades com mais facilidade.
Para tirar qualquer dúvida a respeito do seu produto, procure por informações na etiqueta ou pesquise sobre a marca e seus processos de fabricação.
Assim, você descobre mais sobre suas próprias roupas e acessórios, e como elas são feitas, desde as primeiras etapas até chegar na sua casa.
Quer saber mais sobre as diferenças entre os tipos de couro? Deixe um comentário abaixo!
Imagens: Pexels (ge yonk); fioremoda.
Comentários
Postar um comentário